terça-feira, 8 de maio de 2012

Outro jogo muito legal é o EMBARALHANDO A TABUADA, segue o link com todas as orientações para uma aprendizagem bem divertida e lúdica!




A revista NOVA ESCOLA sempre traz novidades na área educacional, vejam o jogo do LABIRINTO DA TABUADA:



Os jogos on line educativos também são ótimas opções de aprendizagem. No Laboratório de Informática os alunos podem acessar ao jogo da TABUADA CALCULADORA!



Vamos realizar outra atividade?

Com o auxílio da calculadora realizaremos cálculos da seguinte forma: 

Suponhamos que sua calculadora esteja quebrada e só estão funcionando as teclas 3, 5, e 8. Utilizando somente essas teclas e as quatro operações, obter o resultado das seguintes operações:

8 x 5 = (3+5) x 8 = 40
9 x 7 = (3x3) x 7 = 63
5 x 4 = (8-3) x (( 5-3) + (5-3)) = 20
6 x 7 = (3+3) x (( 5-3) + 5 ) = 42
4 x 9 = (( 5-3) + (5-3)) x (3x3) = 36

Com essa atividade desenvolvemos o raciocínio lógico e a memorização das operações necessárias para atingir os resultados, bem como o aprendizado da tabuada.

Vamos fazer essa atividade

A turma será dividida em grupos 05 grupos de 05 alunos cada. O professor fará junto com os alunos em seus grupos uma lista de compra. Os alunos poderão também consultar o site de outros supermercados da cidade a fim de fazerem a comparação de preços. De posse de uma lista os grupos farão os cálculos do valor total da mesma e dos valores parciais, seguindo o seguinte padrão:



Vocês lembram dele? O "lápis de tabuada"! Para quem tem mais de 20 anos com certeza já usou esse recurso na sala de aula.

A história da Matemática nos mostra aspectos interessantes sobre surgimento da TABUADA, sempre vale a pena aprender um pouco mais!

http://educar.sc.usp.br/matematica/m3l1.htm

"O tema Tabuada: sua construção e utilização dentro da Matemática, bem como sua memorização” justifica-se devido à relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno, em cada ciclo. Além do mais, a resolução de problemas provenientes deste conteúdo vem sendo apontada como um bom caminho para trabalhar conceitos e procedimentos matemáticos". (Projeto Conexão Matemática)

Outro livro paradidático bem legal!



Olá galera, aqui vai opção de livro paradidático sobre Tabuada:


João Bianco e Mônica Marsola

Bem-vindo ao mundo da tabuada! Neste livro a criança encontrará canções ilustradas que ensinam as tabuadas de maneira recreativa e inteligente. Há propostas de atividades para a descoberta da multiplicação no dia-a-dia, curiosidades, e até como fazer sanduíches multiplicando os ingredientes. As graciosas melodias do CD adotam um estilo musical para cada tabuada: reggae, valsa, samba, balada, salsa, pop, bolero, country e baião. O CD também possui playbacks, para que todos possam cantar juntos. As ilustrações coloridas do livro tornam o aprendizado ainda mais fácil e divertido.

Acesse: http://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=36216

Uma pequena história sobre a TABUADA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabuada_de_multiplicar